Japão vai levar 10 anos para recuperar áreas atingidas pelo terremoto de março

Por Jorge Seadi
A reconstrução das cidades e localidades devastadas pelo terremoto e pelo tsunami de 11 de março vai durar 10 anos,segundo revelou hoje ( 26) o Conselho para o Plano de Reconstrução que assessora o governo do Japão. “Nos três primeiros anos serão reconstruídas estradas e erguidas casas temporais”, disse Jun Lio , um dos integrantes do Conselho. Segundo o mesmo Conselho, o Japão levará mais quatro anos para reconstruir todas as localidades destruídas pelo maior desastre natural da história do país.
Jun Lio afirmou também que “os japoneses devem levar em conta que a área que foi atingida agora é muito maior que a atingida pelo terremoto de Kobe, em 1995. O terremoto e o tsunami de 11 de março provocaram ruínas em grande parte do noroeste do país provocando a morte de, ao menos, 13 mil pessoas e obrigando outras 130 mil a abandonarem suas casas e se alojarem em abrigos. O prejuízo é superior a US$ 300 bilhões.
O Conselho para o Plano de Recuperação culpou a centralização do governo como uma das culpadas pelo acidente. O Conselho quer que os governos regionais tenham mais poder de decisão. O presidente do Conselho, Makoto Iokibe, disse que as “tarefas de reconstrução estão acima das brigas políticas” e, que se for necessário, vai pedir a opinião e a ajuda dos partidos de oposição.
Com informações do El Mundo