A razão acima do conservadorismo
Tarso Genro, em palestra realizada na Ufrgs em 06/04/11:
"... as pessoas terem tolerância com a cannabis sativa é diferente do que com a heroína. A maconha há especialistas que dizem que faz menos mal do que cigarro. Dizem. Eu nunca vi uma pessoa matar por ter fumado um cigarro de maconha...."
Apesar dos conservadores noticiarem com tom pejorativo o discurso realizado na Ufrgs pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, é preciso admitir que este foi um verdadeiro ato de coragem. Botar em jogo a tão vulnerável "imagem política" para responder ao povo uma pergunta polêmica, é mérito de poucos políticos neste país. Fernando Henrique, que hoje levanta com todas as forças a bandeira da legalização, em todos os anos de vida política sequer tocou no assunto.
Na minha opinião este é um tema que deve ser debatido. O que Tarso deixou claro em suas palavras é que precisamos realizar pesquisas sobre o assunto e analisar novas alternativas para este problema. Em países desenvolvidos a maconha já é usada em hospitais, mas não devemos esquecer que todo medicamento acompanha suas contra-indicações.
Existem muitas coisas erradas neste país, que em grande parte são feitas por jogos de poderes políticos e acordos comercias equivocados que servem apenas para enriquecer corruptos, sem nem pensar na saúde do povo. O consumo de álcool causa 2,5 milhões de mortes. Agressões ocorrem três vezes mais em casas onde a bebida está presente; em 83% das ocorrências, é o principal motivo. Existem distribuidoras de cervejas milionárias no Brasil.. e ninguém ta preocupado com o povo que morre diariamente por causa delas... Agora quando o assunto é sobre “maconheiro” e “traficante”...-Deus me livre!!!Joga tudo na cadeia!
“Se o traficante trocasse seus equitares de maconha para plantar tudo em tabaco, além de não ir para cadeia ainda receberia destaque em cadernos de economia. Não devemos esquecer que o governo do estado incentiva o setor fumageiro. Pena que esquecem de incentivar o hospital do câncer.”
As drogas apenas são consideradas um problema quando usadas em excesso. Qual é a droga mais consumida em excesso? O Álcool (óbvio, não pelo fato de ser liberado, mas pela publicidade que incentiva seu uso)
Então faremos aqui um breve comparativo do uso em excesso entre os três entorpecentes mais consumidos pela população: Álcool, maconha e cocaína.
Vamos estipular 10 doses de cada droga para realizar ações em comum:
1°ato - Correr na rua:
Com 10 linhas de cocaína: você estará com o coração acelerado, (não faça isso se for velho) porém sua atenção estará redobrada... Chegará rápido ao seu destino se não sofrer um ataque e dificilmente ira tropeçar por algum descuido.
Com 10 pegas de um baseado: você estará tranqüilo até demais... Provavelmente irá demorar para chegar ao seu destino e poderá cansar rápido.
Com 10 martelinhos de cachaça: Se você conseguir dar alguns passos, não será em linha reta.
2° ato - Dirigir um veículo:
Com 10 linhas de cocaína: você estará acelerado e isso será extremamente perigoso, porém sua atenção estará redobrada... Dificilmente irá bater por descuido, apenas por machismo mesmo.
Com 10 pegas de um baseado: você estará tranqüilo até demais e isto poderá irritar os outros motoristas... mas estará dentro das normas de direção defensiva e não deverá cometer infrações graves, apenas algumas leves por seqüela mesmo.
Com 10 martelinhos de cachaça:
“Se álcool e tabaco fossem benéficos para alguma coisa, eles teriam uso medicinal, a exemplo da maconha”.
A primeira coisa que espero de um governante é honestidade, o que é raro encontrar. A segunda coisa que espero é que ele enxergue os problemas com o olhar do cidadão... e bata de frente com o sistema para pelo menos tentar (porque é impossível) consertar nem que seja algum pequeno problema.
Deixo aqui minhas considerações ao nosso governador Tarso Genro, em suma pela coragem e sinceridade.